Plástica

Ocular e Estética

  • O que é?

A cirurgia de Plástica Ocular e Estética é muito eficiente para regenerar a pele e as estruturas entorno dos olhos, como pálpebras, cílios e supercílios. Geralmente, a melhor época para realizar o procedimento é entre 45 e 50 anos, quando o processo de envelhecimento começa a se acentuar.

  • Como é feito?

Existem diversos procedimentos cirúrgicos nas pálpebras, cada um para tratar um problema específico. Os procedimentos mais comuns são:

  • Blefaroplastia: retira as bolsas de gordura e o excesso de pele das pálpebras superiores e inferiores.
  • Entrópio: corrige o mau posicionamento palpebral quando a extremidade (normalmente inferior) dobra para o lado de dentro lesionando o olho.
  • Ectrópio: corrige alterações anatômicas da pálpebra, mas quando a extremidade vira para fora.
  • Ptose palpebral: trata a queda da pálpebra superior.

 

 

  • Quais são as indicações da cirurgia?

As finalidades da plástica ocular são restauradoras e/ou estéticas. Portanto, além de razões estéticas ligadas ao envelhecimento, como surgimento de bolsas de gordura e excesso de pele na região dos olhos, a plástica ocular é recomendada para casos de imperfeições congênitas, correção estética após evisceração ocular, tumores, traumas e deformidades causadas por acidentes.

Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?

De acordo com a complexidade do procedimento é determinado o local mais adequado para a cirurgia. Cada procedimento cirúrgico exige um período de recuperação. Normalmente os procedimentos são realizados em centro cirúrgico com acompanhamento de médico anestesista. Na maioria dos casos o paciente é liberado no mesmo dia.

Uma cirurgia de blefaroplastia, por exemplo, dura em média uma hora, as cicatrizes resultantes ficam escondidas na linha da pálpebra, com tendência a se tornarem imperceptíveis ao longo do tempo.

 

  • Orientações ao paciente:

Com o avanço dos métodos cirúrgicos, hoje os procedimentos são modernos e mais seguros, além de oferecerem rápida recuperação sem necessidade de internação. Porém, para que apresente resultados satisfatórios e sem complicações, é necessário se atentar às indicações de cuidado do cirurgião oftalmologista. 

Antes de tudo será solicitada uma avaliação oftalmológica detalhada para entender o quadro, pois nem sempre a plástica ocular pode ser indicada. Cada caso apresenta suas particularidades, portanto é essencial a orientação de um especialista sobre os riscos e qual o método mais adequado. 

 

  • Saiba mais / Curiosidades

A plástica ocular é uma subespecialidade da oftalmologia, exercida pelo médico oftalmologista com especialização em plástica das pálpebras, órbita, sistema lacrimal e áreas anexas. O cirurgião oculoplástico é o profissional capaz de diagnosticar e tratar anormalidades das pálpebras, órbita e vias lacrimais.