Refrativa

• O que é?

Cirurgia refrativa é uma subespecialidade da oftalmologia que trata das opções cirúrgicas ou qualquer tipo de cirurgia ocular feita com o objetivo de melhorar o grau refracional do olho. São tipicamente realizadas para reduzir ou eliminar a necessidade de correção visual por uso de óculos e/ou lentes de contato.

• Como é feito?

É realizada por meio de um equipamento (um sistema de laser), que emite um tipo específico de laser, o Excimer Laser. A correção da visão com laser é um procedimento cirúrgico seguro, realizado com anestesia local com colírios e que dura poucos minutos.

• Quais são as indicações da cirurgia?

De forma geral, a cirurgia refrativa é indicada para pacientes a partir de 21 anos, que tenham o grau ocular estabilizado há, pelo menos, um ano. A contraindicação pode ocorrer para portadores de diabetes, problemas de artrite ou outras doenças que afetam a visão.

• Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?

O procedimento tem duração média de 10 minutos para ambos os olhos, podendo variar de acordo com a técnica escolhida. O paciente poderá retornar às atividades de 1 a 3 dias após a cirurgia.

• Orientações ao paciente:

Não apertar ou esfregar os olhos;

Utilizar os colírios de acordo com a orientação médica;

Lavar as mãos antes de aplicar os colírios ou de encostar no olho;

Não deixar a embalagem do colírio encostar no olho;

Usar o tampão de acrílico de acordo com a orientação médica;

• Saiba mais / Curiosidades

A cirurgia refrativa é geralmente realizada em adultos jovens, a partir dos 21 anos de idade. Antes disso, o olho ainda está se desenvolvendo e mudando, o que pode afetar a eficácia da cirurgia. Além disso, é importante que o paciente tenha uma prescrição de óculos ou lentes de contato estável por pelo menos um ano antes de considerar a cirurgia;

A cirurgia refrativa é considerada uma cirurgia segura e eficaz. No entanto, como em qualquer procedimento cirúrgico, há sempre riscos envolvidos. Antes de se submeter à cirurgia, é importante discutir os riscos e benefícios com seu oftalmologista;

Existem vários tipos de cirurgia refrativa, incluindo LASIK, PRK. Cada um desses procedimentos utiliza técnicas diferentes para remodelar a córnea e corrigir a visão;

A cirurgia refrativa é geralmente um procedimento rápido e indolor. A maioria dos pacientes pode retornar ao trabalho ou à escola dentro de alguns dias após a cirurgia;

A cirurgia refrativa não é adequada para todos os pacientes. É necessário fazer uma avaliação criteriosa com medidas de curvatura e da espessura corneanas.